As Leis Moral e Cerimonial & O Novo Testamento


Download do original (word - formatado)
ver em html (melhor vizualização)

Linguagem principal: Almeida

Não é raro mas imenso a quantidade de “teólogos”, lideres religiosos, pessoas que professam crer e estudar as Escrituras que concluem que o sacrifício de Jesus aboliu até mesmo os “Dez Mandamentos” de Deus dado a Moisés no monte Sinai, relatado em Êxodo 20.
Na grande maioria dos casos em que as pessoas alegam isso, na prática, elas não pensam nos DEZ mandamentos; sinceramente elas apenas querem se referir ao quarto mandamento, na questão da “guarda” do sábado (apenas uma frase dos vários versos que trata sobre o mandamento).
Bem, vamos ligar os pontos e ver o que as Escrituras tem a nos revelar sobre esse importante e solene assunto.

Que título de distinção é dado à lei Deus?
“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.” Tiago 2:8e9

Por qual meio vem o conhecimento do pecado?
“... Eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás:” Rom. 7:7

Note que é um verso do livro de Romanos, do Novo Testamento; como o anterior, escrito após a morte e ressurreição de Jesus. E este explicitamente nos refere aos 10 Mandamentos de Êxodo 20. É a única lei em toda a Bíblia que diz “não cobiçarás” (Ex. 20:17).

O Novo Testamento aponta um julgamento que ocorrerá para todos os homens, e segundo a Bíblia, no Novo Testamento, pós morte de Jesus, haveremos de ser julgado por qual lei?
“Assim falei, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2:12

E o contexto mostra explicitamente que a Lei da Liberdade é os Dez Mandamentos. Do mesmo modo, Salomão no livro de Eclesiastes conclue o livro com “o dever de TODO O HOMEM”. Ele não faz distinção de pessoas, mas atribui-se de uma linguagem universal, ou seja, que vale tanto para Adão e Eva (antes dos judeus, povo hebreu...), como para os chineses, alemães, as pessoas de hoje etc. E Salomão diz explicitamente que os mandamentos de Deus é a base do julgamento que ocorrerá ao homem:
“De tudo o que tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau.” Ecles. 12:13e14
Se perceber é perfeitamente coerente a concordância com o que disse Tiago após a morte de Jesus. E ambos tratam do mesmo assunto.

Agora, a Bíblia mostra-nos que devido a TRANSGRESSÃO do homem à Lei de Deus, foi estabelecido um “sistema sacrifical”, com ritos e cerimônias que APONTAVAM para o sacrifício de Jesus. (isso deve ficar bem claro)
Veja o caso de Jó, os versos abaixo deixam bem explicito que os holocaustos, eram feitos em CONSEQÜÊNCIA DO PECADO, simbolizando o futuro sacrifício do Cordeiro de Deus (Jesus) que morreria para limpar os homens de seus pecados (transgressão da Lei de Deus).
“E iam seus filhos, e faziam banquetes em casa de cara um no seu dia; e enviavam, e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedeu pois que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.” Jó 1:4 e 5

É interessante notar aqui onde os dez mandamentos são apontados não muito explicito: Jó disse: “e blasfemaram de Deus no seu coração”. E que outra Lei na Bíblia aponta que isso é uma transgressão, um pecado, senão a Lei de Deus, os Dez Mandamentos? Dê uma olhada novamente em Romanos 7:7.

Agora para ficar claro a distinção de QUANDO foi estabelecido esse sistema de sacrifícios, vamos lá para Hebreus 11:4. (Veja também Gen. 4:3-5; 8:20)
“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo que alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons.” Heb. 11:4

O verso mostra claramente que Abel e Caim faziam tais coisas. Um resultado do pecado de seus pais, Adão e Eva, pois, até eles pecarem, NÃO HAVIA MORTE – ou seja, não haviam sacrifícios. A Bíblia deixa bem claro “o salário do pecado é a morte.” Portanto, antes do pecado não havia morte.
É importante notar que os Mandamentos de Deus, não foram instituídos APÓS o pecado, nem por causa dele. Pois a primeira referência dos Dez Mandamentos está quando Deus acabou a semana da Criação (veja Gen. 2:1-3), que é o quarto mandamento. Antes do pecado, o qual só veio a ocorrer muito tempo depois, relatado em Gênesis 3, quando Adão e Eva comeram do fruto proibido.
Perceba algo interessante: A Lei de Deus existe sem o pecado. Já a Lei das Ordenanças vale apenas quando se há pecado.

A Transmissão
Por quem foi proclamada a lei dos Dez Mandamentos?
“Então o Senhor vos falou no meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes semelhança nenhuma. Então vos anunciou Ele o Seu concerto, que vos prescreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” Deut. 4:12

E como foi transmitido a lei cerimonial a Israel?
“E chamou o Senhor a Moisés, ... dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta etc.” Lev. 1:1 e 2
“Esta é a lei do holocausto, da oferta de manjares, e da expiação do pecado, e da expiação da culpa, que o Senhor ordenou a Moisés no monte Sinai, no dia em que ordenou aos filhos de Israel que oferecessem as suas ofertas ao Senhor no deserto do Sinai.” Lev. 7:37 e 38

A Dimensão
Outra questão a analisar é a dimensão distinta que há entre os Dez Mandamentos e a Cerimonial. A Bíblia nos diz que os Dez Mandamentos era peculiar, PERFEITO e COMPLETO!
“Estas palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, de nuvem e da escuridade, com grande voz, e nada acrescentou: e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim as deu.” Deut. 5:22
“Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a Mim ao monte, e fica lá; dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito.” Exo. 24:12

Tanto é, que Davi, no livro de Salmos, tem um capitulo inteiro apenas para exaltar a grandiosidade dos Dez Mandamentos. E não é interessante que este é o maior capitulo de toda a Bíblia, o salmos 119? Não há nada semelhante com “a outra lei” em toda a Bíblia. Como se pode ver claramente em Efésios, ela estava longe de ser “completa”.
“... a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças.” Ef. 2:15


O Escritor
Certamente, deveria ser um dos maiores indicadores claros de que a Lei de Deus dura para sempre, de sua importância e distinção da outra, o que nos diz os seguintes versos:
Dez Mandamentos:
“Então vos anunciou Ele o Seu concerto, que vos escreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” Deut. 4:13
Mandamentos referentes aos sacrifícios e holocaustos:
“E puseram de parte os holocaustos para os darem aos filhos do povo, segundo as divisões das casas paternas, para o oferecerem ao Senhor, como está escrito no livro de Moisés.” II Crônicas 25:12

Haviam duas coisas MUITO DISTINTAS: Num, encontramos “duas taboas de pedras” na qual estavam escritos os Dez Mandamentos pelo próprio Deus. Noutro, provavelmente, pergaminhos, papiro (ou algo assim), escritos por Moisés. Num a letra de Deus, noutro, a de Moisés. Num, taboas de pedras, noutro, um livro.


O Destino Espacial
Outro ponto que extravasa distinção é quanto aos locais onde foram postos as leis:
Dez Mandamentos:
“E tomou o testemunho, e pô-lo na arca, ... e pôs o propiciatório sobre a arca, em cima.” Exo. 40:20
Livro da lei:
“Deu ordem Moisés aos levitas que levaram a arca do concerto do Senhor, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-lo ao lado da arca do concerto do Senhor vosso Deus.” Deut. 31:25 e 26

Perceba uma coisa importante: O que representava a arca? Simplesmente a presença de Deus. E os Dez Mandamentos estavam dentro dessa arca. A qual muitas vezes fora carregada para lá e para cá, em guerras, cidades, apenas a arca com o que havia dentro. Agora leia I João 2:3-6. Leu? Bem, então você não terá dificuldades em entender essa afirmação: “Os mandamentos estão fundidos no coração de Deus.” É isso, metaforicamente, o que a Arca e João nos diz. Já “as cerimoniais” não, elas estão do lado de fora.
Entenda bem o que quero dizer, não estou falando que Deus é mortal, mas apenas algo metafórico: “A arca – Deus – existe, vive, é o que é, muito bem sem “as leis do lado de fora”; mas sem “as de dentro”, Ele morre.”


A Natureza
Isso deve trazer clara percepção ao assunto. A natureza das duas leis são distintas. Veja:
Dez Mandamentos:
“A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma.” Salmos 19:7
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual.” Romanos 7:14
Cerimonial:
Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço.” Heb. 9:9

Uma é perfeita e espiritual, já a outra, NÃO PODE APERFEIÇOAR A PESSOA. Analogicamente falando, enquanto uma é o fruto da árvore, a outra é o espinho.
Cá entre nós, você acha mesmo que alguém ficava FELIZ, ALEGRE quando acordava, dizendo: “Oba! Hoje é dia de degolar o carneirinho e ficar fedendo a sangue”? Você acha que eles eram assassinos sanguinários que tinham por principal diversão ficar matando carneirinhos os quais cuidavam com tanto cuidado e amor?
Imagine Adão quando teve que erguer o punhal pela primeira vez e olhar nos olhos negros daquele animal o qual tinha cuidado por anos com um amor como um pai tinha para um filho? E então Abraão quando ergueu o punhal para seu filho Isaque?
Não, caro leitor! Não era uma atividade que se fazia com um sorriso no rosto. Mas com um coração contrito, com lágrimas. Ali estavam se “sujando” com o salário do pecado, a morte. Aquilo era uma representação da crucificação de Jesus, da agonia, do terror, do açoite, dos ferimentos, da coroa de espinhos, desmaio, do “coração que se inchou de água” (João 19:31-37). Acredite, não foi fácil, não foi deleitoso o Pai ver Seu Filho ser morto, ter derramando aquele sangue; não foi um momento de alegria na Terra, como no Céu. Essa era a natureza da coisa, algo feito em prol dos homens, como resultado do pecado, para salva-los.
Diferentemente disso, haviam os deleitosos “Dez Mandamentos”. Como declara o harpista:
“Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração.” Salmos 119:2, NTLH
Os mandamentos são para o bem, a felicidade do homem, sua transgressão resulta na infelicidade. O sábado, especialmente, também, é para o próprio deleite do homem, assim como fora para o próprio Deus após criar a vida na Terra (Gen.2:1-3). Porém, alguns lideres judeus ficaram com uma visão “deturpada” sobre o sábado, fazendo-o um dia de “pesar”, um fardo. E Jesus repreendeu fortemente a isso, talvez mais explicitamente quando disse: “O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.”
Como algo que fora criado para o bem do homem, quando tudo era perfeito e sem pecado, seria agora destruído por Deus? Isto seria totalmente incoerente. Mas que bom, a Bíblia não apóia nem diz que isso ocorreu.


A Duração
Chegamos ao ponto chave que mostra claramente “o que foi realmente abolido na cruz” e qual o destino dos demais, sem se aprofundar muito.

Até que tempo impunha que a lei cerimonial, com seus serviços, valeria aqui na Terra?
“Consistindo somente em manjares e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.” Heb. 9:10

Quando foi o tempo da correção?
“Mas vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não foi feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por Seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuada uma eterna redenção.” Heb. 9:11 e 12

Que efeito produziu a morte de Cristo na lei cerimonial?
“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” Col. 2:14
“Na Sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças.” Efés. 2:15

Ai sim mostra claramente qual lei foi abolida. Primeiro, vale lembrar que tais cerimônias foram implementadas por Deus por conseqüência do pecado. Algo que SIMBOLIZAVA a crucificação de Jesus. É como a “tocha olímpica” que ocorre todo ano véspera de Olimpíadas: ela percorre o mundo todo, simbolizando, remetendo para as Olimpíadas. Não há lógica alguma em que mesmo terminado as Olimpíadas continuem para lá e para cá com a tocha, porem, isto repete cada vez que há uma Olimpíada. Mas, meu amigo, a Cruz só ocorreu uma vez! O sacrifício do Cordeiro de Deus foi realizado.
O livro de Hebreus, nos mostra esse cenário de outro modo:
“Porque o precedente é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.” Heb. 7:18 e 19

Outro acontecimento, que muito despercebido pelas pessoas, é algo meio que miraculoso que acontecenu quando Jesus morreu na Cruz:
“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.” Mat. 27:50 e 51
O véu do templo rasgou, caiu! O templo onde ocorreria o sistema de sacrifícios foi destruído, exatamente quando o Cordeiro de Deus foi sacrificado. Isto está querendo dizer: O verdadeiro sacrifício (Jesus) ocorreu, ou seja, o sistema sacrifical acabou.” Mas isso em nada diz que o mesmo ocorrera com os Dez Mandamentos.

Daniel, o profeta, lá d tempo da Babilônia e posteriormente Medo-Persia, havia profetizado isso:
“E Ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares.” Dan. 9:27

Agora lembra dos Dez Mandamentos, a lei moral? Lembra de Davi e salmos 119? Então, ele nos diz EXPLICITAMENTE, até quando perdurará tal lei:
“Acerca dos Teus mandamentos, desde a antiguidade, que Tu os fundastes para sempre.” Sal. 119:152
Desde a antiguidade (Gen. 2:1-3, não diz algo?), Tu (Deus) fundou os Dez Mandamentos PARA SEMPRE. Não, você não está lendo de ponta cabeça isso. O contexto, o tema de Salmos 119 são os Dez Mandamentos! E esta mesma idéia é afirmada em outros lugares, como em Salmos 111:7 e 8.
Ou seja, em primeiro lugar, seria uma incoerência com a Bíblia dizer que os mandamentos (inclusive o sábado) foram abolidos, pois a Bíblia afirma que durará para todo sempre. Mas não devemos nos preocupar quanto a isso, pois a Bíblia nos mostra claramente que a Lei Cerimonial ou os mandamentos que consistiam em ordenanças é que foram abolidos e não os Dez Mandamentos.
Por fim, um quadro do Contraste entre as Duas Leis

A: A Lei Moral
B: A Lei Cerimonial
A: É chamada de “lei real” e “lei da liberdade”.
B: É chamada “a lei... que consiste em ordenanças”.
A: Foi proferida por Deus.
B: Foi ditada por Moisés
A: Foi escrita por Deus em tábuas de pedras.
B: Era uma “cédula de ordenanças”.
A: Foi escrita pelo dedo de Deus.
B: Foi escrita por Moisés num livro.
A: Foi posta dentro da arca.
B: Foi posta ao lado da arca.
A: É “perfeita”.
B: “Nenhuma coisa aperfeiçoou.”
A: Deverá “permanecer para todo o sempre.”
B: Foi cravada na cruz.
A: Não foi destruída por Cristo.
B: Foi ab-rogada por Cristo.
A: Devia ser engrandecida por Cristo.
B: Foi tirada por Cristo.
A: Comunica conhecimento do pecado.
B: Foi instituída em conseqüência do pecado.


O Método do Absurdo
É um método usado na Matemática para provar as coisas. E pode-se aplicar muito bem aqui. Pegue os Mandamentos de Deus (lembre, o sábado é apenas o quarto):
1. O Senhor é o único Deus
2. Não adorar ídolos
3. Não tomar o nome de Deus em vão, não blasfemar...
4. Guardar o sábado. Porque Deus é o Criador.
5. Honrar os pais.
6. Não matar.
7. Não adulterar.
8. Não roube.
9. Não mentir, não dar falso testemunho contra ninguém.
10. Não cobiçar as coisas, pessoas e animais dos outros.

Agora, negue-os, tipo, considere que eles foram abolidos. E veja NO ABSURDO que encontraremos. É incoerência atrás de incoerência, um prato cheio para aqueles que gostam de especular e difamar a Bíblia. Veja em especial o caso do quarto mandamento, pois ele não apenas diz que temos que guardar o sábado, mas diz que Deus é o Criador. Ou seja, se isto for abolido, quer dizer que Deus não é mais o Criador, o que se torna um tremendo absurdo! E como ficaria Gênesis 1? Algo que seria um prato cheio para os evolucionistas. Enfim, uma incoerência total não só com o Antigo Testamento, mas com o Novo Testamento, como se pode ver abaixo:
“Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apoc. 14:7



A Lei de Deus no Novo Testamento

Alguns dizem que a Lei não vale mais no Novo Testamento. Bem, é isso que veremos.

O que Jesus disse de Sua atitude para com a lei?
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar mas cumprir.” Mat. 5:17

Esse verso, é um pouco profundo, trata mais do que das leis em questão. Quando Jesus expressa “a lei”, a referência é ao Pentateuco, ou o Tora, que são os cincos livros escritos por Moisés (Gen/Exo/Lev/Num/Deut). E por “profetas” os livros escritos pelos profetas (por fim, praticamente todo o Antigo Testamento). As coisas cerimoniais e etc, escritos por Moisés, cumpriu-os Ele como seu grande Antítipo. Quanto a lei moral, Cristo cumpriu por uma vida de obediência perfeita a todos os seus requisitos. E quanto aos profetas, Jesus cumpriu-os em Sua vinda como Messias, Profeta e Salvador, por eles predita.
Jesus também mostrou-nos a estabilidade e a importância de observar a lei:
“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a Terra passem, nem um jota ou til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mat. 5:18
“Qualquer pois que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir, e ensinar será chamado grande no reino dos Céus.” Mat. 5:19

Jesus também disse ao mancebo rico:
“Se queres, porém entrar na vida, guarda os mandamentos.” Mat. 19:17
Agora veja bem, já pensou se após a morte de Jesus os mandamentos fossem abolidos? Provavelmente o rico teria guardado-os em vão! Mas felizmente Jesus nunca fora equivocado, e afirmou isso, porque os Mandamentos não seriam abolidos, mas apenas as leis cerimoniais. Pois como se pode ver, a história relata de quais mandamentos Jesus estava falando:
“Jesus disse: Não matarás, não cometerás adltério, não furtarás...” Mat. 19:18 (aqueles lá de Êxodo 20)

O livro de Romanos nos diz que a lei foi ou será anulada pela fé? Pois tem muita gente que pra ser salvo e coisas do tipo, basta ter fé, a lei não importa.
“Anulamos pois a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Rom. 3:31
Na verdade, ele nos mostra como que se cumpre a lei:
“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás; Não matarás; Não furtarás; Não dirás falso testemunho; Não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” Rom. 13:8-10

Corintios nos confirma que os mandamentos é o que realmente importa, e não as leis cerimoniais:
“A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.” I Cor. 7:19

O Novo Testamento também reforça a idéia da perfeição da Lei de Deus, de como ela é um pilar para a vida sem pecado. No Éden, antes do pecado, ela vigorava, porque era perfeita, e mais, Romanos nos disse que “o cumprimento da lei é o amor.” Pois como mostra-nos o verso abaixo, a natureza pecaminosa, o pecado,... é oposta a Deus pois não se sujeita a Sua lei.
“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei De Deus, nem, em verdade o pode ser.” Rom. 8:7
E essa lei é indivisível. Não se pode DIVIDIR, separar os mandamentos. Todos estão interligados formando o perfeito equilíbrio. Ou seja, essa idéia de que alguns têm que o sábado foi abolido e os demais não, aqui está o Novo Testamento reafirmando ser um absurdo:
“Porque qualquer que guarda toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falei, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2:10-12

Aliás o Novo Testamento nos DEFINE o que é pecado.
“Todo aquele que comete pecado, quebra também a lei: e pecado é o quebrantamento da lei.” I João 3:4

Portanto, se Adão e Eva pecou é porque já havia uma Lei. E se Lúcifer também pecou no Céu, é porque também havia uma Lei. Quando se peca, se sai, quebra o harmonioso perfeito equilíbrio que é o verdadeiro amor que se resulta na verdadeira felicidade; se está quebrando a Lei.
O Novo Testamento nos mostra como que “amamos ao próximo como a si mesmo”, que é uma das partes dos 10 Mandamentos, que Jesus resumiu em um e nos ordenou a cumpri-lo. E por incrível que pareça, isto está primordialmente relacionado em cumprir os Mandamentos.
“Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus, e guardamos os Seus mandamentos” I João 5:2
Aliás, qual é o amor de Deus?
“Porque está é a caridade de Deus que guardemos os Seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados.” I João 5:3

Havia um ditado que dizia “Todos os caminhos levam à Roma.” Bem, na Palavra de Deus, todos os caminhos de Deus, conduzem à perfeição, ao equilíbrio, a Si mesmo, e; por que não? Aos Seus Mandamentos.

Para encerrar, como é que o Novo Testamento caracteriza a Igreja (o povo de Deus - pessoas) dos últimos dias? (detalhe, não confunda isso com religião)
“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus; e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apoc. 12:17
“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Apoc. 14:12


Algumas Declarações Católicas

“P. Que dia da semana a Bíblia manda santificar?
R. O sábado. Eis as passagens da Bíblia [o autor cita a seguir Exo. 20:8-11; 31:14 e 15; Deut. 5:12-14]
P. Mas a Bíblia manda observar o domingo em vez do sábado?
R. Não.
P. Quem mudou o dia do Senhor de sábado para domingo?
R. A Igreja Católica.
P. Mas os protestantes observam o descanso no domingo.
R. Então neste ponto seguem a tradição católica.” – Cônego Hugo Bressune de Araújo, em Perguntas e Respostas, págs. 22 e 23.

“O papa tem poder para mudar os tempos, ab-rogar leis e dispensar todas as coisas, mesmo os preceitos de Cristo.” – Decretal de Translat, Episcop, Cap.

“O Decálogo preceitua guardar os sábados e não os domingos. É a igreja ... que transmudou os dias.” – Padre Etiene Ignace Brasil, em O Culto das Imagens, p. 45.

“A observância do domingo... não só não tem fundamento na Bíblia, mas está em contradição com a letra da Bíblia, que prescreve o descanso do sábado. Foi a Igreja Católica que por autoridade de Jesus Cristo transferiu esse descanso para o domingo, em memória da ressurreição de nosso Senhor.” – Monitor Paroquial, Socorro, Estado de São Paulo, 26-8-1926, Ano I, N.º 8.



Palavras finais para você leitor

A Bíblia é enfática em dizer com ar de triunfo e felicidade que se deve guardar os mandamentos de Deus. Como todo tema que tem uma “mente infinita” como Autor, é um assunto que sempre se pode aprofundar mais e relacionar praticamente com tudo.
Enquanto escrevia essas linhas e investigava minha Bíblia por muitas curtas horas, mais luz surgia sobre o assunto, e mais queria envolver outros temas e aprofundar mais, colocar mais passagens, aliás, nem citei Isaias 58. É um tema profundamente profundo, e seria edificante você aprofundar seu entendimento dele.
Se formos resumir em uma palavra essa questão das Leis de Deus, certamente encontraremos a palavra ADORAÇÃO. Isso é a essência do assunto, e também da questão que envolve o Grande Conflito, Cristo contra Satanás, o bem contra o mal. Este assunto também está muito relacionado com algumas profecias bíblicas, como a de Daniel 7:25, Isaias 53... Também envolve a Igreja Católica, o Ecumenismo, o Decreto Dominical, e os últimos eventos que estão para acontecer que culminaram com a volta de Jesus Cristo.
E lembre-se:
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim.” João 5:19

0 comentários: